A Unidade Intermédia de Cardiologia (UIC) tem como missão prestar cuidados diferenciados a doentes com doença cardiovascular que se encontram estabilizados, e que, necessitando de vigilância contínua, não necessitam de cuidados intensivos.
A UIC dispõe de uma equipa médica e de enfermagem especializadas. Durante o período nocturno e no fim-de-semana, o médico responsável é o cardiologista residente da Unidade de Cuidados Intensivos de Cardiologia. A UIC funciona em articulação directa com a Unidade de Cuidados Intensivos de Cardiologia, a Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular, o Serviço de Urgência e o Serviço de Cirurgia Cardiotorácica.
Quando chegar à entrada da UIC, por favor toque à campainha e aguarde que o atendam. A equipa da UIC orientará o momento mais apropriado para entrar. Siga as instruções da equipa médica e/ou de enfermagem.
É permitida a permanência de um acompanhante e de uma visita por doente, nos respectivos horários. Não é permitida a admissão a menores de 12 anos.
A UIC é um espaço de cuidado a doentes de gravidade variável, e o silêncio é importante. Por favor procure evitar o ruído, e desligue o telemóvel. Deve circular com tranquilidade, e respeitar a privacidade dos restantes doentes internados.
Deve permanecer junto do utente que veio visitar durante a permanência na UCIC. É proibido manusear o material ou equipamentos, colocar objectos ou sentar-se na cama/cadeirão. Se tiver dúvidas relativas ao doente ou aos equipamentos que rodeiam o doente deverá solicitar esclarecimento junto da equipa médica ou de enfermagem.
O hospital fornece a alimentação adequada a cada doente. Por favor não traga alimentos ou bebidas sem autorização da equipa da UCIC.
Pode trazer camisa de dormir ou pijama, roupa interior, roupão, chinelos e chinelos de banho, e alguns utensílios de higiene pessoal. Os objectos de valor e outras roupas devem ser resgatados.
Existe sempre um médico responsável pela UIC, que pode não se encontrar fisicamente na UIC. É a esse médico que compete prestar informações à família sobre o estado clínico dos doentes. As informações clínicas são transmitidas pessoalmente e nunca pelo telefone, de forma a proteger a privacidade do doente e evitar equívocos.
As informações serão prestadas preferencialmente ao familiar significativo; é essa a pessoa responsável por obter informação clínica e transmitir aos restantes familiares.
Pode solicitar informação ao médico responsável durante no horário das 12h00 às 13h00 (dias úteis).
HORÁRIOS DE VISITA
Acompanhante
11h30-21h30
Restantes visitas
12h00-13h30
15h00-16h30
18h30-20h00
A UIC é uma unidade de cuidados intermédios. A prioridade é o tratamento do doente. Em algumas circunstâncias poderá ser necessário adiar ou suspender temporariamente os períodos de visita.
Médico Responsável: Dra. Marlene Fonseca
Enfermeiro Responsável: Enf. Manuela Rios
Corpo clínico
Dra. Marlene Fonseca
Dra. Olga Sousa
AUTOCARRO
Autocarros STCP
- Linhas 905; 907; 10M
Autocarros UTC
- Linha 20 (às quartas-feiras)
Autocarros MGC
Linha Hospital Santos Silva
- Carvalhos – Hospital (via Vila D’Este)
- Crestuma – Hospital
- Quinta das Oliveiras – Hospital
Linha Vilar de Andorinho / Vila D’ Este:
- Linha “100” Vilar de Andorinho – Porto (via hospital)
METRO
Seguir na linha D (linha amarela) e sair em Santo Ovídio. Daqui, terá que estabelecer ligação com autocarro.
TÁXI
Existe uma praça de táxis em frente ao pórtico da entrada principal do hospital.
ONDE FICA
Pavilhão Central da Unidade I , piso 2
Rua Conceição Fernandes, S/N.
4434-502 Vila Nova de Gaia
O acesso efectua-se por entrada directa, imediatamente em frente à entrada principal do Pavilhão Central. Na entrada pode ler-se ‘Consulta Externa de Cardiologia’.
Telefone do hospital: 227 865 100.
Extensão da UIC: 41353 (8h00-16h00)
Extensão da Responsável Administrativa: 33689 (8h00-16h00)
Pode consultar aqui a Carteira de Serviços da UIC .