Teste de Tilt

O Teste de Tilt é um exame utilizado para avaliar causas de desmaio (síncope) utilizando uma mesa que pode assumir variados níveis de inclinação.

O médico poderá solicitar um Teste de Tilt se tiver episódios repetidos de síncope ou desmaio, para os quais não exista uma explicação plausível. Pode também ser utilizado para confirmar uma suspeita de causa provável de síncope como, por exemplo, a síncope vaso-vagal. A síncope vaso-vagal ocorre quando parte do sistema nervoso que controla a tensão arterial e os batimentos cardíacos leva subitamente a uma queda da tensão arterial e da frequência dos batimentos cardíacos: como esta queda leva a uma menor perfusão cerebral por sangue, pode haver um desmaio.

A determinação (ou exclusão) da causa de síncope permitirá ao médico definir uma estratégia terapêutica.

O Teste de Tilt é um exame seguro, e as complicações são muito raras. Os riscos são a ocorrência de sensação de desmaio, com queda repentina da tensão arterial e da frequência cardíaca. Estes episódios geralmente revertem rapidamente com a normalização da mesa de Tilt, sem necessidade de intervenção adicional.

Poderá ter de fazer jejum durante 6 horas antes do exame. Pode tomar a medicação habitual, excepto se o médico der instruções do contrário.

Antes do exame
Um enfermeiro vai introduzir um cateter numa veia (habitualmente numa mão ou num braço) para a eventual necessidade de administrar medicação durante o procedimento. O enfermeiro irá, ainda, colocar uns elétrodos no peito, braços e pernas para que se possa monitorizar o ritmo cardíaco num electrocardiograma. Pode ser necessário efectuar depilação local para que haja bom contacto dos eléctrodos. Depois, irá colocar um monitor de tensão arterial no braço e num dos dedos da mão, que vai permitir avaliar continuamente a tensão arterial.

Durante o exame
Para a realização do exame, terá se deitar na mesa de Tilt. Esta mesa pode movimentar-se da posição horizontal para a posição vertical. São colocados uns cintos em torno do corpo para garantir que o corpo fica adequadamente ajustado à mesa durantes as mudanças de posição da mesa. O exame decorre da seguinte forma:

  • O ritmo cardíaco e a tensão arterial são monitorizados durante alguns minutos em repouso, com a mesa em posição horizontal.
  • A mesa é inclinada progressivamente para uma posição vertical (60-90º), de forma a ficar quase na posição de pé.
  • O ritmo cardíaco e a tensão arterial são novamente monitorizados durante um período variável de tempo em repouso, com a mesa em posição vertical.

Durante o teste poderá sentir sintomas como náuseas, suor, sensação de desmaio e batimentos cardíacos irregulares. A equipa que monitoriza o exame está atenta, e o ritmo cardíaco e a tensão arterial são continuamente vigiados. Se acontecer desmaiar durante o exame, a mesa é rapidamente colocada de novo em posição horizontal horizontal, e poderá ser administrada medicação. Geralmente a perda de consciência é muito transitória.

Depois do exame
Após a realização do exame, pode voltar às actividades regulares. Pode conduzir no regresso a casa.

O exame é analisado por um médico especialista em arrwitmologia, e o relatório ficará disponível para consulta pelo médico que requisitou o exame.

O Teste de Tilt é realizado na Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular da Unidade I do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (Hospital Eduardo Santos Silva, no Monte da Virgem), no piso 2 do Pavilhão Central.

Telefone do hospital: 227 865 100.
Extensão do Secretariado da UDIC: 41206 (8h00-16h00).