Ecocardiograma Transtorácico de Esforço

O ecocardiograma é um exame realizado com um sonda que emite ultrassons para gerar imagens do coração. Permite visualizar o coração a trabalhar em tempo real, e avaliar a função do músculo cardíaco (o miocárdio), o funcionamento das válvulas e os fluxos de sangue através dos grandes vasos sanguíneos (veias e artérias). O estudo Doppler permite caracterizar padrões e velocidades do fluxo sanguíneo através das diferentes estruturas cardíacas.

Geralmente o ecocardiograma é efectuado em repouso. No entanto, o seu médico pode considerar necessário que o coração seja avaliado em esforço. Para este efeito, será utilizado tapete rolante de esforço ou uma marquesa que tem acoplada pedais de bicicleta (um cicloergómetro).

O médico pode solicitar a realização de um ecocardiograma transtorácico de esforço se suspeitar de problemas que envolvam as artérias coronárias, o músculo cardíaco (o miocárdio) ou as válvulas do coração, e que possam não ser devidamente esclarecidos com a realização de um exame em repouso (ou seja, sem sobrecarga ou esforço – ver também ecocardiograma transtorácico).

A realização do exame pode esclarecer se existem zonas do miocárdio que não conseguem trabalhar adequadamente em esforço, o que pode significar que não existe fluxo de sangue suficiente para irrigar essa zona do coração (estudo de isquemia do miocárdio). Da mesma forma, permite identificar zonas do coração que não trabalhem adequadamente em repouso, mas recuperáveis com esforço (estudo da viabilidade do miocárdio).

O ecocardiograma de sobrecarga pode ainda ajudar a esclarecer adequadamente a gravidade de um problema valvular, sobretudo se a função do miocárdio estiver diminuída.

Os ultrassons são inócuos para a saúde. O exame efetuado durante o exercício (em tapete rolante ou cicloergómetro) é, geralmente, seguro e as complicações são muito raras.
Os riscos inerentes a este exame incluem desde reações mais frequentes, como alteração da pressão arterial (hipo- ou hipertensão), pré-síncopes ou síncopes (“desmaios”) e alterações do ritmo cardíaco, incluindo arritmias, até situações menos frequentes como reações alérgicas.
Estão descritos casos de enfarte agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral com este exame, mas são situações extremamente raras.

Não deve vir em jejum para a realização de um ecocardiograma de esforço. Deve evitar consumir bebidas com cafeína (como café, chá, refrigerantes) porque podem interferir no resultado e interpretação do exame. Se tiver uma marcação para um exame de esforço em tapete rolante, sugere-se que traga roupa prática e confortável e, se possível, sapatilhas ou outro calçado confortável para caminhada.

Traga por favor a medicação que faz habitualmente. Se usar um inalador (uma bomba) para asma ou outro problema respiratório deve trazer para o exame.

O médico deverá requisitar que suspenda a toma de alguns medicamentos (geralmente bloqueadores beta ou bloqueadores dos canais de cálcio) que baixam o ritmo cardíaco de forma a evitar interferência com a medicação administrada durante o exame. Por favor siga as instruções que estão na convocatória que lhe foi enviada com a marcação do exame. Em caso de dúvida, contacte o hospital ou um médico.

Prova de tapete de esforço

Antes do exame
O médico ou o técnico de cardiopneumologia irão fazer-lhe algumas perguntas de forma a compreenderem qual é a tolerância que tem ao exercício, e se tem alguma dificuldade em caminhar. Pode mudar de roupa num vestiário se for necessário.

Durante o exame (tapete rolante)
O exame realiza-se num tapete rolante. O técnico procederá a aplicar eléctrodos no peito, pernas e braços. Poderá ser necessário fazer depilação local nas zonas onde serão aplicados os eléctrodos. Os eléctrodos são conectados por cabos a um electrocardiógrafo, que vai registar a actividade eléctrica de todos os batimentos cardíacos durante o exame. Será colocada uma manga no braço para registar a tensão arterial em momentos específicos durante o exame.

Quando a preparação estiver concluída, o exame começa e o tapete rolante inicia o movimento. O tapete começa a velocidade baixa, e deve caminhar normalmente. Pode apoiar-se em barras laterais para maior estabilidade, se for necessário. À medida que o exame for progredindo, a velocidade e inclinação do tapete rolante serão progressivamente aumentados. Quando for atingida a fase de esforço necessária, o médico solicitará que se deite para que sejam obtidas imagens de ecocardiograma.

O tempo de realização do exame situa-se, habitualmente, entre 30 a 45 minutos.

Marquesa com pedais – cicloergómetro

Durante o exame
Depois de retirar a roupa da cintura para cima, de forma a expor o tórax, ser-lhe-á requisitado que se deite numa marquesa em posição lateral esquerda. Serão colados pequenos eléctrodos à pele para monitorização do electrocardiograma durante todo o exame. A marquesa tem pedais (semelhantes aos de uma bicicleta), que servem para gerar níveis de esforço variáveis. O exame é efectuado por um médico cardiologista especializado em ecocardiografia, que realizará um ecocardiograma transtorácico durante o esforço. São obtidas imagens em níveis de esforço pré-estabelecidos.

A luz na sala será reduzida para que as imagens no ecrã do aparelho de ecocardiografia possam ser visualizadas adequadamente.

O tempo de realização do exame situa-se, habitualmente, entre 30 a 45 minutos.

Após o exame
Após a realização do exame pode retomar as suas actividades habituais, e não são precisos cuidados especiais.

O exame é revisto e validado electronicamente por um cardiologista especialista em ecocardiografia, e o relatório (com as imagens) é disponibilizado para consulta do médico que requisitou o exame.

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho participa e organiza regularmente estudos e ensaios clínicos. Poderá ser convidado a participar nesses estudos, e não tem qualquer obrigação de aceitar.

A participação estará sempre dependente de informação prévia e da assinatura de um consentimento informado. O hospital não o incluirá em estudos sem consentimento prévio.

O Ecocardiograma Transesofágico é realizado na Consulta Externa de Cardiologia da Unidade I do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (Hospital Eduardo Santos Silva, no Monte da Virgem).

A Consulta Externa de Cardiologia é parte integrante da Unidade de Consulta e Exames de Cardiologia.

Telefone do hospital: 227 865 100.
Extensão do Secretariado: 41412; 41323 (8h00 às 18h00).