Holter

O Holter é um exame que permite o registo contínuo da actividade eléctrica do coração durante várias horas consecutivas (geralmente por 24 horas). É um exame simples de executar, e serve para detectar alterações do ritmo cardíaco.

O Holter é um exame não invasivo e indolor. Consiste na colocação de um aparelho pequeno e fácil de transportar preso por um cinto, que se encontra conectado por cabos a eléctrodos aplicados no peito. Enquanto usar o aparelho Holter, pode efectuar as actividades diárias regulares, desde que os eléctrodos, cabos e aparelho sejam mantidos secos, não pode tomar banho completo. Será pedido que registe num diário algumas das actividades diárias, os sintomas e o que se encontrava a fazer nesse momento.

O médico pode pedir um Holter para detectar alterações do ritmo cardíaco (arritmias). É provável que o médico solicite um Holter se tiver queixas de palpitações, sensação de ritmo cardíaco rápido, dor torácica, falta de ar, tonturas ou desmaios, e incapacidade de esforço. O diário permite correlacionar os sintomas com eventuais alterações do ritmo que sejam detectadas.

Ao contrário do electrocardiograma, que faz um registo curto do ritmo cardíaco, o Holter faz um registo mais alargado (geralmente de 24 horas), mas, por vezes, com menor número de canais eléctricos.

O Holter é um exame seguro. Os eléctrodos não aplicam nenhuma corrente eléctrica e não existe nenhum risco de ter um choque eléctrico durante a realização do exame. Por vezes pode desenvolver-se uma reacção alérgica na pele, no local de aplicação dos eléctrodos, que resolve facilmente.

Não é preciso uma preparação especial para a colocação do dispositivo Holter.

Durante o exame
Depois de retirar a roupa da cintura para cima, de forma a expor o tórax, o técnico de cardiopneumologia colocará os eléctrodos no peito. Poderá ser necessário fazer depilação local de forma que os eléctrodos tenham adequada aderência à pele. Seguidamente, o técnico fará as ligações com os cabos e o equipamento de Holter. Serão explicados os cuidados a ter com o equipamento e o restante sistema, e como fazer os registos no diário.

Após a colocação do equipamento de Holter, pode voltar a actividades regulares. Deverá ter o cuidado de não molhar nem danificar o equipamento.

Após o exame
Ser-lhe-á indicado que devolva o equipamento e o diário no final do tempo predeterminado de registo (geralmente no dia seguinte), para que se possa proceder à análise do registo.

O exame é exportado para um arquivo electrónico, será analisado pelo Técnico de Cardiopneumologia e validado pelo médico cardiologista, e ficará posteriormente disponível para consulta pelo médico que requisitou o exame.

O Holter poderá ser realizado:

  • Na Consulta Externa de Cardiologia da Unidade I do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (Hospital Eduardo Santos Silva, no Monte da Virgem), no piso 1 do Pavilhão Central (em frente à Porta de Entrada do Pavilhão Central).
  • Na Consulta Externa de Cardiologia da Unidade III do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (Hospital Distrital de Espinho).

Por favor confirme na convocatória do exame qual o local em que lhe foi agendado o exame.

A Consulta Externa de Cardiologia é parte integrante da Unidade de Consulta e Exames de Cardiologia.

Unidade I – Hospital Eduardo Santos Silva, Monte da Virgem
Telefone do hospital: 227 865 100
Extensões do Secretariado: 41412; 41323 (8h00-18h00)

Unidade III – Hospital de Espinho
Telefone do hospital: 227 865 100
Extensões do Secretariado: 44020; 44021 (8h00-18h00).