Prova de Esforço

A Prova de Esforço (em tapete rolante) é um exame que permite testar o coração em níveis progressivamente maiores de actividade física. Com o exercício o coração tem batimentos mais rápidos e mais fortes, e a análise dos sinais eléctricos permite tirar conclusões quanto ao fluxo de sangue nas artérias do coração ou quanto ao comportamento eléctrico do coração com o exercício.

O médico pode pedir uma Prova de Esforço se suspeitar de problemas de fluxo sanguíneo nas artérias do coração (artérias coronárias). É possível que o médico solicite uma Prova de Esforço se tiver queixas de dor ou angina de peito, falta de ar ou cansaço, ou ainda alguns tipos de alterações do ritmo eléctrico do coração. O médico pode ainda solicitar o exame se for necessário compreender como o coração se comporta em exercício, de forma a orientar a terapêutica ou para avaliar algumas doenças de válvulas cardíacas.

A Prova de Esforço é um exame geralmente seguro, e as complicações são raras. Podem incluir:

  • dor no peito ou angina
  • hipotensão arterial (descida súbita da pressão arterial)
  • arritmias cardíacas (alterações do ritmo cardíaco)
  • enfarte do miocárdio (muito raro)

Não deve vir em jejum para a Prova de Esforço porque vai realizar algum grau de exercício. Sugere-se que traga roupa prática e confortável e, se possível, sapatilhas ou outro calçado confortável para caminhada. Deve trazer a medicação que faz habitualmente. Se usar um inalador (uma bomba) para asma ou outro problema respiratório, deve trazer também para o exame.

Antes do exame
O médico ou o técnico de cardiopneumologia irão fazer algumas perguntas de forma a compreenderem qual é a tolerância que tem ao exercício, e se tem alguma dificuldade em caminhar. Pode mudar de roupa num vestiário se for necessário.

Durante o exame
O exame realiza-se num tapete rolante. O técnico procederá à preparação do tórax, com a aplicação de eléctrodos no peito. Poderá ser necessário fazer depilação local nas zonas onde serão aplicados os eléctrodos. Os eléctrodos são conectados por cabos a um equipamento que vai registar a actividade eléctrica do coração durante o exame. Será colocada uma manga no braço para registar a tensão arterial em momentos adequados durante o exame.

Quando a preparação estiver concluída, o exame começa e o tapete rolante inicia o movimento. O tapete começa a velocidade baixa, e deve caminhar normalmente. Pode apoiar-se em barras laterais para maior estabilidade, se for necessário. À medida que o exame for progredindo, a velocidade e inclinação do tapete rolante irá progressivamente aumentar, até se atingir a fadiga máxima, um valor alvo da frequência cardíaca, ou se surgirem sintomas ou alterações que tornem necessário a interrupção do exame. Esses sintomas incluem:

  • dor no peito de intensidade moderada a severa
  • falta de ar limitante
  • tensão arterial anormalmente alta ou baixa
  • alterações relevantes do ritmo cardíaco
  • tonturas ou sensação de desmaio
  • algumas alterações no electrocardiograma

Em todo o caso, o técnico ou o médico estão sempre ao lado, e pode interromper o exercício se se sentir demasiado desconfortável.

Após o exame
Após terminar o exercício, terá de aguardar em repouso durante alguns minutos. Nesta fase são ainda feitos registos da actividade eléctrica e da tensão arterial, tal como na fase de exercício.

Depois de concluída esta fase, poderá refrescar-se e mudar de roupa (se for aplicável), e poderá retomar a vida normal de seguida.

O exame é analisado e relatado pelo técnico de Cardiopneumologia e validado por um médico cardiologista, e ficará posteriormente disponível para consulta pelo médico que requisitou o exame.

A Prova de Esforço é realizada na Consulta Externa de Cardiologia da Unidade I do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (Hospital Eduardo Santos Silva, no Monte da Virgem), no piso 1 do Pavilhão Central (em frente à Porta de Entrada do Pavilhão Central).

A Consulta Externa de Cardiologia é parte integrante da Unidade de Consulta e Exames de Cardiologia.

Telefone do hospital: 227 865 100.
Extensão do Secretariado: 41412; 41323 (8h00 às 18h00).