Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial (MAPA)
O MAPA é um exame que permite o registo da tensão arterial em intervalos regulares durante várias horas (geralmente por 24 horas). É um exame simples de executar, e serve para avaliar o perfil diário da tensão arterial.
O MAPA é um exame não invasivo e indolor. Consiste na colocação de um aparelho pequeno e fácil de transportar, que se encontra conectado por um cabo a uma manga insufladora que fica aplicada no braço. Enquanto usar o aparelho MAPA, pode efectuar as actividades diárias regulares, desde que evite movimentar o braço onde está a manga quando esta se encontra a insuflar/desinsuflar, e o sistema se mantenha seco.
Habitualmente a tensão arterial de um indivíduo saudável tem variações naturais ao longo do dia. O médico pode pedir um MAPA se supeitar de alterações e flutuações da tensão arterial que sejam anormais, e serve geralmente para confirmar o diagnóstico de hipertensão arterial, e para ajuste de medicação anti-hipertensora já estabelecida. Serve, também, para esclarecer situações em que a tensão arterial está elevada no consultório médico, mas os valores em ambulatório são, aparentemente, normais (“hipertensão da bata branca”).
Ao contrário das medições isoladas da tensão arterial em aparelhos de consultório ou em casa, o MAPA avalia as tensões arteriais independentemente das circunstâncias e traduz, por isso, uma avaliação mais fidedigna do perfil da tensão arterial em vários momentos durante o dia.
O MAPA é um exame seguro. Poderá sentir algum desconforto quando a manga insufladora se encontrar insuflada, durante breves segundos.
Não é preciso uma preparação especial para a colocação do equipamento de MAPA. Deverá tomar a medicação diária como faz habitualmente.
Ante e durante o exame
No hospital, o técnico que colocará o aparelho e manga insuflável explicará os cuidados a ter com o sistema. Depois de colocado o sistema, pode retomar as actividades diárias normalmente. A manga insufla habitualmente a cada 15 minutos durante o dia e a cada 30 minutos durante a noite, e nessa altura sentirá um aperto no braço; seguidamente, a manga desinsuflará gradualmente. É aconselhável deixar o braço relaxado durante esses segundos de forma a garantir uma boa leitura da tensão arterial. No final deste processo, o valor é registado automaticamente pelo aparelho, sem que tenha que se preocupar.
Serão explicados os cuidados a ter com o aparelho e o restante sistema, e como fazer os registos no diário.
Após o exame
Ser-lhe-á indicado que devolva o sistema e o diário no final do tempo predeterminado de registo (geralmente no dia seguinte), para que se possa proceder à análise do registo de valores da tensão arterial.
O exame é exportado para um arquivo electrónico, será analisado e relatado pelo técnico de Cardiopneumologia e validado por um médico cardiologista, e ficará posteriormente disponível para consulta pelo médico que requisitou o exame.
O MAPA poderá ser realizado:
- Na Consulta Externa de Cardiologia da Unidade I do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (Hospital Eduardo Santos Silva, no Monte da Virgem), no piso 1 do Pavilhão Central (em frente à Porta de Entrada do Pavilhão Central).
- Na Consulta Externa de Cardiologia da Unidade III do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (Hospital Distrital de Espinho).
Por favor confirme na convocatória do exame qual o local em que lhe foi agendado o exame.
A Consulta Externa de Cardiologia é parte integrante da Unidade de Consulta e Exames de Cardiologia.
Unidade I – Hospital Eduardo Santos Silva, Monte da Virgem
Telefone do hospital: 227 865 100
Extensões do Secretariado: 41412; 41323 (8h00-18h00)
Unidade III – Hospital de Espinho
Telefone do hospital: 227 865 100
Extensões do Secretariado: 44020; 44021 (8h00-18h00).