Ecocardiograma Transesofágico
O ecocardiograma é um exame realizado com um sonda que emite ultrassons para gerar imagens do coração. Permite visualizar o coração a trabalhar em tempo real, e avaliar a função do músculo cardíaco (o miocárdio), o funcionamento das válvulas e os fluxos de sangue através dos grandes vasos sanguíneos (veias e artérias). O estudo Doppler permite caracterizar padrões e velocidades do fluxo sanguíneo através das diferentes estruturas cardíacas.
O médico pode pedir um ecocardiograma transesofágico se necessitar de avaliar, com maior detalhe, problemas que envolvam o músculo cardíaco ou outras estruturas cardíacas, em particular as válvulas, próteses valvulares ou outros dispositivos intracardíacos, que não sejam suficientemente avaliados através do ecocardiograma transtorácico.
Num ecocardiograma transesofáfico é introduzida uma sonda (tubo flexível) através da garganta até ao esófago (a estrutura que faz a ligação entre a boca e o estômago). O esófago situa-se imediatamente por detrás do coração, sem que haja interposição de pulmão, o que permite obter imagens de grande qualidade. Para maior conforto, durante o exame é administrada medicação sedativa e relaxante.
Os equipamentos modernos permitem avaliações em grande detalhe da função global e regional do músculo cardíaco, quantificar problemas valvulares e, se adequado, gerar imagens tridimensionais em tempo real para análise.
O ecocardiograma transesofágico é, geralmente, um procedimento seguro. Estão descritos riscos associados à realização deste exame que incluem ligeiras erosões ou sangramento do esófago (muito raramente), reacções à medicação sedativa e desconforto na garganta após o final do exame.
De forma a minimizar estes riscos, é fundamental que informe os profissionais de saúde em caso de ter história de qualquer problema do esófago ou se tiver alergias medicamentosas.
Deverá cumprir um mínimo de 6 horas de jejum antes do exame.
Após ter sido administrada medicação sedativa, não é recomendável que conduza no regresso a casa. Assim, é aconselhável que planeie antecipadamente, o transporte de regresso.
Antes do exame
Ser-lhe-á solicitado que se deite numa marquesa, voltado para o lado esquerdo. Serão colados pequenos eléctrodos à pele para monitorização do electrocardiograma durante o exame.
O médico cardiologista é o responsável pela realização do exame. Irá aplicar um spray (anestésico local) na boca e na garganta, para facilitar a introdução da sonda. Seguidamente, será administrado um sedativo, em baixa dose: ficará acordado, mas calmo. A sonda será progressivamente introduzida através da boca; ser-lhe-á pedido que respire, tranquilamente, pelo nariz e que engula a sonda. Após transpor a garganta, o exame prosseguirá com suavidade.
A luz na sala será reduzida para que as imagens no ecrã do aparelho de ecocardiografia possam ser visualizadas adequadamente.
O tempo de realização do exame situa-se, habitualmente, entre 30 a 60 minutos.
Após o exame
Após a realização do exame, ficará ainda no espaço da UCEC durante cerca de 1 hora, de forma a que passe o efeito da medicação administrada.
Ainda que o efeito da medicação passe na quase totalidade, não deverá conduzir no regresso a casa.
Os exame é revisto e validado electronicamente por um cardiologista especialista em ecocardiografia, e o relatório com as imagens são disponibilizados para consulta do médico que requisitou o exame.
O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho participa e organiza regularmente estudos e ensaios clínicos. Poderá ser convidado a participar nesses estudos, e não tem qualquer obrigação de aceitar.
A participação estará sempre dependente de informação prévia e da assinatura de um consentimento informado. O hospital não o incluirá em estudos sem consentimento prévio.
O ecocardiograma transesofágico é realizado na Consulta Externa de Cardiologia da Unidade I do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (Hospital Eduardo Santos Silva, no Monte da Virgem), no piso 1 do Pavilhão Central (em frente à Porta de Entrada do Pavilhão Central).
A Consulta Externa de Cardiologia é parte integrante da Unidade de Consulta e Exames de Cardiologia.
Telefone do hospital: 227 865 100.
Extensão do Secretariado: 41412; 41323 (8h00 às 18h00).