Ecocardiograma Transtorácico de Sobrecarga Farmacológica
O ecocardiograma é um exame realizado com um sonda que emite ultrassons para gerar imagens do coração. Permite visualizar o coração a trabalhar em tempo real, e avaliar a função do músculo cardíaco (o miocárdio), o funcionamento das válvulas e os fluxos de sangue através dos grandes vasos sanguíneos (veias e artérias). O estudo Doppler permite caracterizar padrões e velocidades do fluxo sanguíneo através das diferentes estruturas cardíacas.
Habitualmente, o ecocardiograma é efectuado em repouso. No entanto, o seu médico pode considerar necessário que o coração seja avaliado em esforço ou em sobrecarga.
O médico pode solicitar a realização de um ecocardiograma transtorácico de sobrecarga se suspeitar de problemas que envolvam as artérias coronárias, o músculo cardíaco (o miocárdio) ou as válvulas do coração, e que possam não ser devidamente esclarecidos com a realização de um exame em repouso (ou seja, sem sobrecarga ou esforço – ver também ecocardiograma transtorácico).
A realização do exame pode esclarecer se existem zonas do miocárdio que não conseguem trabalhar adequadamente em esforço, o que pode significar que não existe fluxo de sangue suficiente para irrigar essa zona do coração (estudo de isquemia do miocárdio). Da mesma forma, permite identificar zonas do coração que não trabalhem adequadamente em repouso, mas recuperáveis com esforço (estudo da viabilidade do miocárdio).
O ecocardiograma de sobrecarga pode ainda ajudar a esclarecer adequadamente a gravidade de um problema valvular, sobretudo se a função do miocárdio estiver diminuída.
Os ultrassons são inócuos para a saúde. É administrada uma medicação que acelera o coração, e poderá sentir sensação do coração a bater mais rapidamente e com mais força durante parte do exame.
Os riscos inerentes a este exame incluem desde reações mais frequentes, como alteração da pressão arterial (hipo- ou hipertensão), pré-síncopes ou síncopes (“desmaios”) e alterações do ritmo cardíaco, incluindo arritmias, até situações menos frequentes como reações alérgicas. Estão descritos casos de enfarte agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral com este exame, mas são situações extremamente raras.
Não precisa de vir em jejum para a realização de um ecocardiograma de sobrecarga. Deve evitar consumir bebidas com cafeína (como café, chá, refrigerantes) porque podem interferir no resultado e interpretação do exame.
Poderá ser necessário interromper, temporariamente, alguma da sua medicação habitual (geralmente bloqueadores beta ou bloqueadores dos canais de cálcio), de forma a evitar interferência com a medicação administrada durante o exame. Por favor siga as instruções que estão na convocatória que lhe foi enviada com a marcação do exame. Em caso de dúvida, contacte o hospital ou um médico.
Antes do exame
Para a realização do exame é necessária a administração de medicamentos para o ritmo cardíaco: por esse motivo, o enfermeiro terá de colocar um cateter numa veia (geralmente na mão ou no braço) antes do início do exame.
Durante o exame
Ser-lhe-á solicitado que retire a roupa da cintura para cima, de forma a expor o tórax, e que deite numa marquesa, sobre o lado esquerdo. Serão colados eléctrodos na pele para registar o ritmo cardíaco, ao mesmo tempo que são adquiridas as imagens.
A luz na sala será reduzida para que as imagens no ecrã do aparelho de ecocardiografia possam ser visualizadas adequadamente.
O exame é efectuado por um médico cardiologista especializado em ecocardiografia, que aplicará uma sonda de ultrassons com um pouco de gel no tórax. Este gel pretende eliminar a presença de ar entre a sonda e a pele. A sonda será deslizada sobre o peito, barriga e pescoço, de modo a serem obtidas imagens do coração, sob diferentes perspetivas. Poderá ser-lhe pedido para suster a respiração ou respirar fundo, para melhorar a qualidade das imagens obtidas. Em simultâneo, um medicamento é administrado através da veia, com uma velocidade cada vez maior, para fazer acelerar o coração. Ao longo do exame, são gravadas imagens e registado o electrocardiograma de forma contínua. O médico pode, ainda, requisitar a administração de um produto de contraste ecográfico, que é inócuo para a saúde.
O tempo de realização do exame situa-se, habitualmente, entre 45 a 60 minutos.
Após o exame
Após a realização do exame, pode retomar as suas actividades regulares, bem como a sua medicação habitual, salvo indicação em contrário, por parte do Médico.
O exame é revisto e validado electronicamente por um cardiologista especialista em ecocardiografia, e o relatório (com as imagens) é disponibilizado para consulta do médico que requisitou o exame.
O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho participa e organiza regularmente estudos e ensaios clínicos. Poderá ser convidado a participar nesses estudos, e não tem qualquer obrigação de aceitar.
A participação estará sempre dependente de informação prévia e da assinatura de um consentimento informado. O hospital não o incluirá em estudos sem consentimento prévio.
O ecocardiograma transtorácico de sobrecarga farmacológica é realizado na Consulta Externa de Cardiologia da Unidade I do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (Hospital Eduardo Santos Silva, no Monte da Virgem), no piso 1 do Pavilhão Central (em frente à Porta de Entrada do Pavilhão Central).
A Consulta Externa de Cardiologia é parte integrante da Unidade de Consulta e Exames de Cardiologia.
Telefone do hospital: 227 865 100.
Extensão do Secretariado: 41412; 41323 (8h00 às 18h00).