Cateterismo Cardíaco
O cateterismo cardíaco é um exame que permite diagnosticar – e, eventualmente, tratar – doenças do coração e dos vasos sanguíneos. No cateterismo cardíaco são avaliadas as pressões no coração e no sistema vascular, e são utilizados raios-X para visualizar estruturas, como as artérias coronárias (angiografia coronária).
Na angiografia coronária é utilizado um agente de contraste que é injectado directamente nas artérias do coração. A máquina de angiografia regista um filme dessa injecção. Se necessário, o médico pode proceder a uma angioplastia de artérias obstruídas.
No cateterismo direito são avaliadas as pressões na circulação arterial dos pulmões, e não é necessário administrar um produto de contraste.
O médico pode recomendar a realização de um cateterismo cardíaco nas circunstâncias seguintes:
- sintomas de doença coronária obstrutiva (exemplo: angina de peito)
- sintomas de angina estável agravada (angina instável)
- admissão ao hospital por enfarte agudo do miocárdio
- resultados em testes não invasivos que sugiram obstrução das artérias coronárias
- avaliação das artérias coronárias antes de cirurgia cardíaca
- avaliação de pressões pulmonares por suspeita de hipertensão pulmonar
Por se tratar de um exame invasivo, o cateterismo cardíaco geralmente é efectuado apenas depois de outros exames não invasivos serem realizados (exemplo: electrocardiograma, ecocardiograma [links respectivos para os exames]) para orientar o procedimento.
Os riscos do cateterismo cardíaco são muito baixos, e podem incluir os seguintes:
- enfarte do miocárdio
- acidente vascular cerebral
- lesões em artérias ou veias
- arritmias cardíacas
- reacções alérgicas ao agente de contraste administrado
- agravamento da função renal
- hemorragia
- morte (extremamente raro)
O cateterismo cardíaco utiliza raio-X. Por favor avise se está ou se suspeita estar grávida.
O cateterismo cardíaco é efectuado no Laboratório de Hemodinâmica do Serviço de Cardiologia. O seu médico dará instruções sobre preparativos e sobre a medicação no período que antecede o exame. Em geral, essas indicações incluem:
- não comer ou beber até 6 horas antes da realização do exame
- trazer a medicação que se encontra a tomar para o hospital; pergunte ao seu médico se pode ou não tomar a medicação habitual antes do exame
- suspender medicamentos anticoagulantes antes do tratamento. Informe-se com o seu médico e leia a secção abaixo.
É aconselhável que prepare transporte para casa para o regresso: não deverá conduzir no final.
Poderá ter de suspender medicação anticoagulante antes do exame. Esses medicamentos incluem os seguintes:
- Varfine
- Sintrom
- Pradaxa
- Eliquis
- Xarelto
- Lixiana
Não é necessário suspender a toma de antiagregantes das plaquetas para o exame, como sejam Aspirina (ácido acetilsalicílico), A-A-S, ASP 100, Tromalyt, Plavix, Clopidogrel, Brilique.
Por favor informe-se junto do seu médico sobre a necessidade de suspender medicação, e siga as instruções da convocatória que lhe é enviada para a realização do exame.
Antes do exame
Antes do exame, a equipa de saúde irá rever o seu historial médico, incluindo a indicação do exame, medicação em curso e alergias. Terá também de mudar de roupa para um pijama/camisa de noite ou, em alternativa, para uma bata hospitalar. Poderá ter ainda de retirar acessórios, como colares, brincos e anéis.
Um enfermeiro vai introduzir um cateter numa veia (habitualmente numa mão ou num braço) para administrar medicação e o agente de contraste que vai permitir ver as artérias do coração.
Durante o exame
Na preparação para o exame, o enfermeiro vai colocar eléctrodos no peito, braços e pernas para que o ritmo cardíaco seja sempre monitorizado. Pode ser necessário fazer depilação no nos locais de acesso arterial, como nas virilhas ou o nos pulsos.
O cateterismo cardíaco é efectuado com o doente acordado. O médico vai administrar uma pequena dose de anestésico local antes de introduzir um pequeno tubo de plástico na artéria ou na veia. De seguida será usado um fio guia e um cateter para chegar ao coração. Não deverá sentir o avanço do cateter dentro do corpo. O médico poderá então administrar uma pequena dose de agente de contraste através do cateter para visualizar estruturas; nessa altura, poderá ter uma sensação leve de calor. O agente de contraste é visível com raio-X, e o médico poderá definir eventuais áreas de bloqueios nas artérias. O braço em C do equipamento rodará à sua volta durante o exame, e é normal as luzes apagarem e acenderem.
Para ajudar ao diagnóstico, o médico poderá ainda utilizar outras técnicas, como guias que medem pressões dentro das artérias coronárias, ou cateteres finos que permitem obter imagens da artéria por dentro desta.
Dependendo do caso, o médico poderá optar por avançar para um tratamento, como uma angioplastia coronária. O médico transmitir-lhe-á essa intenção antes de realizar o tratamento.
A realização de um cateterismo cardíaco tem duração variável, mas durará pelo menos 30 minutos a 1 hora. No entanto, toda a preparação pode levar mais tempo.
Após o exame
Quando o exame terminar, a equipa retirará o tubo de acesso da artéria ou veia, e aplicar medidas de encerramento do vaso ou de compressão. De seguida, será levado para o Recobro da UDIC, onde será acompanhado e monitorizado. Dependendo do exame realizado, ou do tratamento, poderá ficar sentado numa cadeira ou deitado numa cama. Em alguns casos, poderá ter de permanecer deitado durante umas horas enquanto se aplica compressão no local de acesso arterial; neste caso, é importante manter-se imóvel de forma a evitar hemorragias.
Dependendo do exame ou tratamento efectuado, poderá ir para casa no mesmo dia, passadas algumas horas, ou poderá ter de permanecer no Recobro para o dia seguinte. Será informado do plano pela equipa da UDIC.
Antes de ir para casa, serão dadas instruções sobre cuidados a ter no regresso a casa e nos dias seguintes. Pergunte à equipa quando será a melhor altura para retomar actividades habituais. No entanto, é recomendável evitar actividade física intensa nos dias subsequentes.
Contacte o hospital após a alta se:
- constatar hemorragia activa nos locais de acesso vascular
- se houver agravamento da dor nos locais de acesso vascular
- se tiver sinais de infecção, como inchaço, drenagem ou febre
- se desenvolver dor no peito ou falta de ar.
Em caso de hemorragia grave, aplique compressão no local e chame os serviços de saúde ligando 112.
O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho participa e organiza regularmente estudos e ensaios clínicos. Poderá ser convidado a participar nesses estudos, e não tem qualquer obrigação de aceitar.
A participação estará sempre dependente de informação prévia e da assinatura de um consentimento informado. O hospital não o incluirá em estudos sem consentimento prévio.
O Cateterismo Cardíaco é realizado na Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular da Unidade I do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (Hospital Eduardo Santos Silva, no Monte da Virgem), no piso 2 do Pavilhão Central.
Telefone do hospital: 227 865 100.
Extensão do Secretariado da UDIC: 41206 (8h00-16h00)
Extensão do Recobro da UDIC: 41059 (8h00-22h00)