Na última década, o Serviço de Cardiologia de Gaia apresentou-se com uma dinâmica pioneira na promoção e na implementação de novas técnicas terapêuticas na área da Cardiologia de Intervenção, em particular na doença cardíaca estrutural. De entre as técnicas implementadas está a implantação de válvulas aórticas percutâneas (VAP) – primeiro caso na Península Ibérica em 2007. Nessa sequência destacam-se ainda nos últimos anos a intervenção percutânea sobre a válvula mitral com a técnica Mitraclip e a intervenção percutânea da válvula tricúspide com as técnicas Trialign e Mitraclip (centro pioneiro em Portugal).
Este trajecto esteve na base do reconhecimento pelo Ministério da Saúde do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Gaia/Espinho como Centro de Referência na área da Cardiologia de Intervenção Estrutural, através do Despacho n.º 3653/2016 – DR n.º 50/2016, série II de 22 de julho de 2016.
Como consequência deste estatuto reconhecido, o Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Gaia/Espinho iniciou em 2017 o processo de Acreditação de acordo com o modelo ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía), na qualidade de Instituição prestadora de cuidados do Sistema Nacional de Saúde e inserido na Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde, promovida pela DGS (Direção Geral de Saúde).
Este processo de acreditação adotado visa sobretudo uma organização da prestação de cuidados mais centrada na pessoa, nas suas necessidades, expectativas e direitos, promovendo ativamente a participação dos utentes e seus cuidadores; promove também uma organização que motive todos os profissionais de saúde a fazer uso das suas capacidades na gestão integrada da prática clínica e implicando-os de forma direta nas respostas organizacionais.
Como consequência prática a acreditação deste Serviço de Saúde com um percurso de mérito e excelência na área da Cardiologia, tem como objetivo principal que publicamente lhe seja reconhecido crédito em qualidade clínica de acordo com os padrões internacionais pré-definidos, e desta forma ganhar a confiança dos cidadãos que recorrem aos seus serviços.